Talento é um profissional que adquire a senioridade independente da idade ou tempo de carreira pelo acumulo de conhecimentos e experiências durante sua trajetória e, portanto, traduzem-se em uma capacitação diferenciada, rápida ascensão, em face aos desafios do mercado.
O talento é hábil, experiente, competente em sua área de atuação e é reconhecido pelos seus resultados. Na antiguidade, talento, representava uma unidade, uma medida de valor. Com o passar dos séculos, diversas outras interpretações foram dadas à palavra, porém sempre ligadas a algo de valor. Na minha opinião, o talento é como o diamante lapidado: raro, valioso e difícil de ser encontrado.
A maioria das empresas, independente do porte, estão investindo em tecnologia, devido ao crescimento tecnológico, industrial e social do nosso país, surge a necessidade de profissionais altamente capacitados. O objetivo é a competitividade, sinto que em especial, startups que atuam no desenvolvimento web, mobile são as que geram maior demanda pela velocidade no crescimento e são exigentes com o perfil comportamental, buscam talentos proativos, comprometidos, auto gerenciáveis, comunicativos e criativos.
Investir em capacitação técnica e comportamental, feedbacks constantes, estimular a participação em eventos para mantê-lo atualizado, criar um grupo na empresa para troca de conhecimento, o acompanhamento periódico de um gestor é fundamental.